Santos anuncia obra emergencial de R$ 2,6 milhões para recuperar calçadão destruído por ressaca
27/08/2025
(Foto: Reprodução) Ressaca causa destruição de 'calçadão' e interdita trechos na orla de Santos, em julho
A destruição provocada pela ressaca que atingiu a orla de Santos, no litoral de São Paulo, na madrugada de 30 de julho ainda é visível no calçadão entre o Posto 6 e a Rua Oswaldo Cochrane, nos bairros Embaré e Aparecida. Na ocasião, a prefeitura anunciou que os reparos levariam cerca de um mês, mas, quase no fim desse prazo, o trecho segue danificado.
Agora, a administração informou que contratará uma empresa em caráter emergencial para executar os serviços, orçados em R$ 2,6 milhões. Não há nova previsão para a conclusão das obras.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
A ressaca registrada em 30 de julho provocou ondas acima de três metros, com pico de 3,98 metros. A força da água derrubou muretas, abriu crateras nas calçadas e danificou equipamentos urbanos. O bairro do Boqueirão foi um dos mais afetados, segundo a prefeitura.
Orla de Santos, SP, em 26 de agosto (à esq.) e 30 de julho (à dir.) após ressaca
Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal e Aldemar Neto
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) realizou uma avaliação técnica com base em relatórios da Defesa Civil e abriu processo para contratação emergencial de uma empreiteira.
“O processo está em análise jurídica para contratação da empresa e execução dos serviços o mais breve possível”, informou a pasta.
O que já foi feito
A prefeitura afirmou que os serviços entre o Posto 6 e o Aquário Municipal, na Ponta da Praia, já foram concluídos. As intervenções incluíram o reparo de trechos da calçada, reposição de areia em áreas desassoreadas e limpeza completa da região.
Danos ao calçadão da orla ainda são vistos em Santos, SP
Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos