Comerciantes reclamam de instalação de boxes sem portas e acesso à água, luz e esgoto no Mercadão de Piracicaba
14/10/2025
(Foto: Reprodução) Boxes instalados pela Prefeitura de Piracicaba sem ligação elétrica
Yasmin Moscoski/g1
Permissionários afetados pelo incêndio no Mercado Municipal de Piracicaba (SP) reclamaram da entrega dos boxes provisórios, que estão sem portas e sem acesso à água, luz e esgoto.
O g1 esteve no local, na tarde desta terça-feira (14), e constatou que ainda não há portas nos boxes. Além disso, os permissionários relataram que não podem ocupar os locais por conta da falta de ligações de água, energia e esgoto - veja mais abaixo.
As reclamações vieram depois que a Prefeitura de Piracicaba divulgou à imprensa que havia concluído a instalação dos boxes na última sexta-feira (10).
No comunicado, a administração municipal informou que foram finalizados também os serviços de ligações elétricas e de rede provisória de água e esgoto. Ao g1, a prefeitura ainda respondeu que a entrada dependeria apenas dos próprios permissionários. No entanto, os permissionários contestaram a informação.
✅ Siga o g1 Piracicaba no Instagram
Boxes instalados no Mercadão de Piracicaba (SP) não vieram com portas
Yasmin Moscoski/g1
“Eles lançaram que está pronto, mas os fios estão soltos, a rede de encanamento não foi instalada nos boxes e não está na nossa mão. Além disso, tem um ofício dizendo que a gente não tem autorização para usar o box até eles darem outra autorização. Mas mesmo que eles falem hoje [13 de outubro] que eu posso entrar, eu não consigo, porque a instalação elétrica é deles, a gente não pode mexer. A instalação de água e esgoto é deles, a gente não pode mexer e nem pedir para um profissional mexer. Era para vir com porta, mas não veio", conta Maurício Munhoz, permissionário afetado.
Incêndio no Mercadão: incerteza sobre tenda prometida pela Prefeitura de Piracicaba amplia angústia de comerciantes
"A Prefeitura mandou um comunicado de que não podemos ocupar. Se alguém quiser providenciar alguma coisa, ir adiantando, a gente não pode”, afirma a permissionária Daiane Castelari.
Outros permissionários ouvidos pelo g1, nesta terça-feira, informaram que estão cotando valores para colocar portas de ferro nos boxes e que, enquanto isso, aguardam que a prefeitura faça a ligação dos itens essenciais para permitir a mudança de fato.
Boxes instalados pela Prefeitura de Piracicaba (SP) ainda sem ligação elétrica, de água e esgoto
Yasmin Moscoski/g1
O que diz a prefeitura
O g1 questionou a prefeitura sobre:
A data em que haverá a ligação de água, luz e esgoto em cada box e o que é responsabilidade da prefeitura e dos permissionários;
Quando os permissionários poderão ocupar os boxes;
Outras informações discutidas em reunião entre os permissionários, a Associação dos Comerciantes e a Prefeitura na manhã desta terça-feira (14).
No entanto, a administração municipal não respondeu até a última atualização desta reportagem.
Veja mais
Incêndio no Mercado Municipal de Piracicaba levou 6 minutos para se propagar, diz laudo; veja cronologia
Laudo da perícia aponta fritadeira elétrica como causa de fogo no Mercadão de Piracicaba
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e região