Agência de viagens de SP é suspeita de aplicar golpes e vítimas falam de prejuízo de 'mais de R$ 500 mil'
14/10/2025
(Foto: Reprodução) Suspeita de golpe: agência de Campinas cancela viagens e não reembolsa clientes
Pelo menos 100 clientes da região de Campinas e outras cidades do estado de São Paulo ficaram no prejuízo após uma rede de agências de viagens cancelar pacotes sem aviso prévio e não realizar o reembolso. Segundo os denunciantes, o proprietário desapareceu e o prejuízo total ultrapassa R$ 500 mil. Mesmo assim, a empresa continua vendendo pacotes online.
Os destinos são variados: Chapada Diamantina, Colômbia, Peru, Europa. Segundo relatos de clientes, os golpes foram aplicados pelas seguintes filiais do Grupo Ecoturismo:
Campinas Ecoturismo;
São José dos Campos Ecoturismo;
Sorocaba Ecoturismo
São Paulo Ecoturismo
Santos Ecoturismo.
Todas elas pertenceriam ao mesmo dono: Gustavo Henrique Martins Espósito.
A reportagem tentou contato com as agências, mas até a publicação desta reportagem, não obteve resposta.
O endereço cadastrado para a empresa Campinas Ecoturismo fica em um prédio residencial, no bairro Vila Industrial. A EPTV, afiliada da TV Globo, foi até o local. O morador do apartamento atende o interfone e disse que Gustavo já não morava mais lá. Denunciantes dizem que ele se mudou para Portugal e teria levado o dinheiro com ele.
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No site da empresa, consta que o início do grupo Ecoturismo se deu a partir da empresa Montes Claros Ecoturismo, que surgiu em 2015 e se expandiu para quatro estados e dez cidades. No entanto, nem todas pertencem ao mesmo dono.
Em nota, Montes Claros Ecoturismo e Ribeirão Preto Ecoturismo informaram que são entidades jurídicas independentes, com CNPJ, administração e responsabilidades financeiras próprias, e sem vínculo societário com as empresas que aplicaram golpes — veja as notas na íntegra abaixo.
O caso será investigado pela Polícia Cvil e Procon.
Preço baixo levantou suspeitas
O preço de viagens chegou a levantar suspeitas entre alguns clientes por ser "muito barato". As duas primeiras viagens de Eniale Rocha foram realizadas sem nenhum problema. Então, ela decidiu fechar outros destinos, inclusive para a Europa.
"Foram três viagens que estão pendentes com a agência e o valor total é R$ 13 mil. Eles respondem que receberam um golpe da empresa que fornecia essas passagens e que estavam tentando fazer um empréstimo bancário para conseguir ressarcir todo mundo. Há uns 20 dias, eles não respondem mais ninguém, só as pessoas que falam que querem comprar pacote, porque responderam minha amiga super rápido", conta Eniale.
Eniale, cliente que sofreu prejuízo por golpe de empresa de viagens em Campinas
Reprodução/EPTV
'Estou traumatizada'
Laysla Rebeca Alves Ribeiro mora em Sumaré e é uma das clientes lesadas. Ela já havia feito três viagens com o grupo Campinas Ecoturismo quando decidiu fechar um pacote promocional para a sua primeira viagem internacional com destino à Colômbia.
Comprou a viagem à vista e com antecedência, pelo valor de R$ 4.495. A viagem estava prevista para acontecer em abril de 2026. Quando ficou sabendo que diversos clientes estavam sendo lesados, deiciu pedir o cancelamento. Foi aí que a empresa parou de respondê-la e não devolveu o seu dinheiro.
"Você confia o seu sonho, você confia o seu dinheiro a uma pessoa e ela simplesmente desaparece sem dar satisfação alguma para os clientes. Então, querendo ou não, por agora eu vou evitar viagens até me recuperar desse trauma", desabafa Laysla.
Ela criou um grupo para unir as vítimas dos golpes e informou, nesta terça-feira (14) que o grupo já contava com pelo menos 101 vítimas, que estão sendo orientadas a fazer boletim de ocorrência e reclamação formal no Procon.
Prejuízo de R$ 18 mil
Stéphani Capeloci e o marido moram em São Paulo e tinham o sonho de conhecer Macchu Picchu. Em janeiro deste ano, contrataram um pacote de viagem com a Campinas Ecoturismo com destino ao Peru, previsto para acontecer entre 20 e 30 de outubro de 2025. Eles pagaram quase R$ 18 mil reais à vista, via PIX.
Stéphani nunca tinha contratado serviços com a agência, mas havia recebido indicação de uma amiga. A agência cancelou a viagem e prometeu reembolso no dia 30 de setembro, que nunca aconteceu. Um novo prazo foi prometido: 23 de outubro. No entanto, ela conta que está sem esperanças de reaver o dinheiro.
Problemas financeiros
Stéphani conta que recebeu a seguinte resposta da empresa Campinas Ecoturismo:
"Prezados(as) clientes, após uma reunião em equipe, venho por meio desse recado repassar uma atualização sobre o processo de reembolso.
Conforme informado anteriormente, havíamos estabelecido o compromisso de realizar as devoluções até o dia 30/09. No entanto, infelizmente, a situação financeira da empresa se agravou de forma ainda mais intensa do que o previsto, o que impossibilitará o cumprimento integral desse prazo.
Quero deixar claro que não estamos nos escondendo e que reconhecemos integralmente nossa responsabilidade perante todos vocês. Nosso maior objetivo neste momento é encontrar caminhos para honrar os compromissos assumidos, dentro das nossas condições reais.
Atualmente, estamos em tratativas com uma instituição bancária para viabilizar um crédito que permitiria regularizar a soma total dessas devoluções. Porém, devido ao processo de análise de documentos e de risco — e por se tratar de um valor elevado (em torno de R$ 500 mil), esse valor ainda não foi disponibilizado dentro do prazo que queríamos — o gerente do nosso banco garantiu que até 23/10 o crédito já estará disponível em nossa conta. Essa será a única forma de fazer todas as devoluções de forma conjunta.
Paralelamente, estamos estruturando alternativas, que incluem:
Venda de uma parte da empresa para um investidor externo que já tem participação em outras agências do grupo;
Negociações individuais, para definir a melhor forma de ajuste caso a caso;
Parcelamentos mais longos, de acordo com a capacidade atual;
Formalização de termos de compromisso, para dar maior segurança a todos os envolvidos.
Sabemos do transtorno que isso gera e estamos abertos ao diálogo com cada cliente para buscar a melhor solução possível dentro da realidade atual. Reconhecemos que cada cliente tem o direito de buscar outros meios, inclusive jurídicos, e entendemos perfeitamente essa decisão, mas acreditamos que primeiramente devemos focar nas devoluções, depois cada um saberá o que tomar de medidas perante todo esse transtorno. Sendo assim, pedimos encarecidamente, em um momento tão difícil mais um voto de confiança à nossa empresa, pois parte da solução não depende apenas de nós, mas também das instituições e parceiros com os quais estamos em negociação.
Reiteramos nosso pedido de compreensão e reforçamos que nosso compromisso é resolver essa situação da forma mais justa, transparente e responsável possível."
A reportagem tentou contato com a empresa, mas não obteve resposta.
Agência de viagens de Campinas aplica golpes em clientes
Reprodução/EPTV
O que fazer em caso de golpe?
A advogada especialista em direito do consumidor, Jéssica Cavennati, orienta que os clientes que se sentiram lesados devem:
registrar um boletim de ocorrência;
procurar o Procon;
e acionar a Justiça
"Independente de onde esteja, o consumidor pode ingressar com uma ação judicial na empresa onde ele contratou, de fato, os serviços. Neste caso, foram várias práticas abusivas de forma reiterada sucessiva. Então, isso já nos dá que é um ambiente de fraude. Essas pessoas que sofreram esses golpes devem registrar um boletim de ocorrência, procurar o Procon da sua cidade e judicializar uma ação", explica a advogada.
O que diz a Montes Claros Ecoturismo?
Leia a nota na íntegra sobre cancelamentos e reembolsos de viagens da Campinas Ecoturismo.
"É de fundamental importância informar que nossa empresa, Montes Claros Ecoturismo, é uma entidade jurídica totalmente independente, com CNPJ, administração e responsabilidades financeiras próprias e com sede em Montes Claros, MG.
Não possuímos qualquer vínculo societário, administrativo ou operacional com agências citadas em reclamações recentes, como Campinas Ecoturismo, SP Ecoturismo, Santos Ecoturismo, Sorocaba Ecoturismo e São José Ecoturismo.
Cada uma dessas empresas é uma pessoa jurídica distinta e responde individualmente por suas obrigações comerciais e contratuais perante seus clientes.
A Montes Claros Ecoturismo, com 10 anos de atuação no mercado, mantém seu compromisso inabalável com a transparência e o cumprimento rigoroso de todos os seus contratos. Nossas operações e viagens continuam acontecendo em sua total normalidade, com toda a qualidade e segurança de sempre.
Aos clientes que estejam enfrentando dificuldades com outras empresas do setor, recomendamos que dirijam suas cobranças e busca por soluções diretamente à agência com a qual celebraram o contrato, bem como aos canais oficiais de defesa do consumidor, como o Procon, que são os meios adequados para a resolução dessas questões."
O que diz a Ribeirão Preto Ecoturismo?
Leia o posicionamento na íntegra.
"A Ribeirão Preto Ecoturismo vem a público para esclarecer sua posição em relação a eventuais questionamentos sobre cancelamentos e reembolsos de viagens.
É de fundamental importância informar que nossa empresa, Ribeirão Preto Ecoturismo, sob a direção de Samuel, é uma entidade jurídica totalmente independente, com CNPJ, administração e responsabilidades financeiras próprias.
Não possuímos qualquer vínculo societário, administrativo ou operacional com as agências citadas em reclamações recentes, como Campinas Ecoturismo, SP Ecoturismo, Santos Ecoturismo, Sorocaba Ecoturismo e São José Ecoturismo.
A Ribeirão Preto Ecoturismo, com 8 anos de atuação no mercado, mantém seu compromisso inabalável com a transparência e o cumprimento rigoroso de todos os seus contratos. Nossas operações e viagens continuam acontecendo em sua total normalidade, com toda a qualidade e segurança de sempre.
Aos clientes que estejam enfrentando dificuldades com outras empresas do setor, recomendamos que dirijam suas cobranças e busca por soluções diretamente à agência com a qual celebraram o contrato, bem como aos canais oficiais de defesa do consumidor, como o Procon, que são os meios adequados para a resolução dessas questões.
Reiteramos nossa gratidão pela confiança de nossos clientes e colocamo-nos à disposição para esclarecimentos adicionais sobre nossas próprias operações."
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